Com a descarbonização se tornando uma pauta cada vez mais recorrente no mundo automotivo, o setor da logística parece ter abraçado de vez essa ideia. De forma gradativa, as empresas que trabalham com entregas em centros urbanos, como São Paulo, vem substituindo de forma gradativa os veículos à combustão por aqueles movidos a eletricidade.
A mudança no comportamento dessas empresas pode ser constatada quando observamos o aumento nos números referente aos emplacamentos de veículos híbridos e elétricos. Segundo dados da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), em abril de 2023 houve um aumento de mais de 50% nos emplacamentos quando comparado com o mesmo período do ano passado.
E se engana quem acredita que os benefícios dessa mudança são apenas ambientais. Muitas dessas companhias estão começando a observar também uma redução nos custos operacionais e, consequentemente, uma margem de lucro maior no balanço financeiro ao final do mês. É o que afirma Thiago Castilha, diretor de Marketing da E-Wolf, empresa especializada em carregadores para veículos elétricos.
“São inúmeras as vantagens para uma empresa ter uma frota de veículos eletrificados, desde a diminuição do dióxido de carbono despejado no ar, impactando diretamente a poluição ambiental, até a diminuição da manutenção e de custos que essa empresa terá a longo prazo”, diz Thiago.
Além de Thiago, quem também faz coro pelo processo de eletrificação em empresas de logística é Remulo Lugão, diretor da Basepex, empresa especializada na logística de cargas especiais, que acredita que a eletrificação é um caminho sem volta e quem não se adaptar, ficará para trás na corrida pelos clientes.
“A eletrificação veio para ficar e as empresas que não aderirem vão ficar pra trás. Quando falamos de eletrificação de frotas, falamos sobre o papel das empresas no cuidado com o planeta”, afirma o diretor.
Confira mais no link do site da Revista Carro
https://revistacarro.com.br/setor-de-logistica-e-entregas-adere-aos-veiculos-eletricos-no-dia-a-dia/