A Polícia Militar do Espírito Santo iniciou a eletrificação da sua frota de viaturas. Em uma nova iniciativa de mobilidade elétrica, o governo do estado realizou nesta segunda-feira (24), a entrega de 10 unidades do carro elétrico Chevrolet Bolt, que serão utilizados pela corporação para o patrulhamento escolar.
As unidades do Chevrolet Bolt 100% elétrico foram adquiridas por meio do projeto de pesquisa “Mobilidade Elétrica no Estado do Espírito Santo”. O objetivo é realizar estudos em bases empíricas sobre mobilidade elétrica, possibilitando o desenvolvimento de políticas públicas na área.
Segundo o governador Renato Casagrande, os carros elétricos serão utilizados em um período de 30 meses. Ele pondera que se trata de veículos mais caros, mas que têm a vantagem do menor custo de manutenção, além de serem amigos do meio ambiente. Por fim, destaca que após esse período, a pesquisa irá apresentar dados detalhados sobre o custo benefício e a
eficiência desses veículos no dia a dia.
“Somos o primeiro Estado a introduzir veículos elétricos na Polícia Militar. Escolhemos a Patrulha Escolar, pois são viaturas que rodam longos trechos durante o dia e podem nos dar dados precisos. Vários países já colocaram datas para o fim dos veículos à combustão e o Espírito Santo não pode ficar para trás”, afirmou Casagrande.
O Chevrolet Bolt possui um motor elétrico de 204 cv (150 kW) de potência e 35,7 kgfm de torque alimentado por uma bateria de 65 kWh que promete autonomia para 416 km com uma carga – o hatch elétrico pode acelerar de 0 a 100 km/h em 7,9 segundos.
Fonte: Governo do Espírito Santo inicia utilização de carros elétricos (uol.com.br)